domingo, 15 de julho de 2012

Grécia!!

Meu porto seguro dessa viagem foi Atenas, que em grego é Atina. Cidade linda, parece que sempre em crescimento, limpa, sem prédios altos, pessoas educadas, receptivas, enfim, senti-me muito bem. Andei muito de metrô e a pé. Posso dizer que é um lugar seguro. Percebi não são dominados pela televisão. Sempre que voltava para casa, no final da tarde, observava as crianças brincando nas praças cheias de bares que vendem o café gelado, sorvete e servem água. Em nenhum momento, vi bebida alcóolica. As mães dessas crianças ficam conversando,agora no verão, nessas praças até 22:00 horas.



Assim que cheguei em Atenas, tive uma linda surpresa, fui ver uma ópera no teatro da Acrópole "Os Trovadores", de Giuseppe Verdi, só posso dizer que adorei, foi lindo!!


No dia seguinte partimos para Istanbul, Capadócia, depois Creta e agora vou conhecer Atenas de perto. Começamos saindo de manhã para Acrópole, pois o calor prometia uns 34 graus... só chegando perto para ver a grandiosidade dos antigos gregos!! a perfeição e bom gosto pelas artes. A beleza já começa da visão, imaginei essas ruínas quando foram construídas, gostaria muito de ter vivido naquela época. Fomos subindooo... encontrando pessoas do mundo todo, sempre perplexos, mudos e buscando ver tudo, sabendo o valor dessa obra.






Visitamos o Museu da Acrópole, a Ágora, outros dias fomos ao mercado municipal, ao centro comercial, a Plaka e arredores. A comida grega é tudo de bom, muito queijo de cabra e ovelha, verdura, legumes, azeite, azeitona, frutas frescas e secas, peixes, frango, porco, doces maravilhosos de gergelim, pistache, iogurte, conheci a tão famosa dieta mediterrânea.




Bom, amigos, não tenho muito o que contar de Atenas, digo que vale todo esforço e empenho para conhecer o berço da civilização ocidental. Pode parecer um sonho, mas tenho muita vontade de retornar e conhecer mais e mais as belezas desse lugar.
Não poderia deixar de conhecer outro lugar dos deuses, Delphi ou Delfos, cidade conhecida pelo seu sítio arqueológico, Patrimônio Mundial pela UNESCO. Era local de Jogos e do famoso Oráculo de Delfos, dedicado ao deus Apolo. Delfos era considerado pelo mundo grego, como o centro do universo.
Saimos de manhãzinha de Atenas, uma viagem tranquila. Nunca imaginei uma obra tão grandiosa em lugar tão montanhoso e de difícil acesso. As ruínas mostram a maravilha e grandeza desses templos. Bom, gente, esqueci de avisa-los que esses lugares são em sua grande maioria construídos em lugares altos, precisamos de bom preparo físicooo.... lugares que deixam claro a nossa insignificância diante da natureza. Visitamos todas os parques arqueológicos e o museu que guarda as peças encontradas nesses templos. Em seguida fomos almoçar em um restaurante que serve um carneiro especial, macarrão com especiarias da região, iogurte e damasco em fruta apanhado do pé, um agrado do dono do restaurante. Agora algumas fotos:







Esse passeio veio nos dar mais uma opção na Grécia, seu interior tem surpresas que valem muito conhecer. Novamente desejo aos amigos, essa chance de conhecer nosso berço de cultura da filosofia até ao esporte no seu mais puro sentido e grau de valorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário