quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mais um pouco da Turquia

O sonho que julgava impossível, que nunca comentei, era de voar de balão na Capadócia. Imaginem, a distância da minha realidade!! quando vi que estaria na Turquia não pensei duas vezes, vou voar de balão, pedi para meu fiel escudeiro e guia, meu filho, providenciar esse passeio.
Saimos de avião de Istanbul no final do dia, voamos quase duas horas até chegar na cidade conhecida como Capadócia, lugar muito diferente, muito calorrr....uns 34 graus!! muita gente, num aeroporto pequeno.
No caminho já fui observando o quanto esse lugar é antigo e quase que esquecido. As flores são maravilhosas, nunca vi rosas tão bonitas, num lugar tão árido e quente, onde a terra é algo seco, sem liga, não sei se entendem...
Andamos muito até chegar ao hotel, o Anitta Hotel, a cidade sobrevive de turismo, são muitos os hoteis, desde os mais simples até o luxuosos. As ruas não tem planejamento, são por vezes largas, em outros lugares estreitas que dois carros não passam, curvas que realmente você não sabe o que vai encontrar pela frente.
Anitta Hotel

Assim que nos acomodamos, procuramos descansar, pois o dia seguinte seria puxado. A programação já estava acertada. Na hora combinada a van da empresa dos balões chegou, 5 horas da manhã!! Fomos até ao quartel general da empresa, onde foi oferecido o café da manhã e levados ao local do voo.

Para nossa surpresa quando chegamos, o balão já estava quase pronto, a organização dessas empresas é muito séria e responsável. Logo ali ficamos sabendo que iriam 10 pessoas na cesta do balão, era um pouco do mundo dentro desse cesto... lá tinha japonês, coreanos, americano, brasileiros.
Subimos, posso dizer com toda sinceridade que em momento nenhum senti medo ou insegurança. Começou nosso voo, foi muito suave a subida, sem qualquer barulho, parecia que o ar era quem estava nos levando, sem vento, parecia estar voamos quando sonhamos. Todos fotografando... queria manter na mente todas as imagens que apareciam, outros balões surgindo... parece que brotavam da terra... saiam detrás das montanhas, nesse dia contei mais de 50 balões, cada um com sua beleza!! foi um show que nunca esquecerei e, se tiver oportunidade, irei novamente.




Foi mais de uma hora de voo, fomos a uma altura de mais de 600 metros, adorei o silêncio, ver as ruínas das cavernas, as plantações de uva, de oliveira, passamos relando num pé de damasco. A maravilha do passeio era de suspiros.
Vamos descer? foi tranquila a descida. Fomos recebidos com uma mesa, com toalha, taças, champagne e bolo de frutas, brindamos o passeio, valeu muito!!! 








Terminado o passeio de balão, fomos fazer um tour pela região, fomos conhecer as cavernas onde os antigos cristãos se refugiavam das perseguições, passamos por lugares onde São Paulo pregou o cristianismo, conhecemos várias cavernas. Ouvimos mais alguma coisa sobre a estória de São Jorge. Nesse tour fomos conhecer uma cerâmica, pois é muito apreciada e bonita, também, fomos a uma fábrica de tapetes, vimos como são feitos os tapetes tão valiosos.





Para terminar, fomos almoçar num restaurante típico, quem me conhece sabe que gosto de provar novidade, podem imaginar se gostei da comida? simplesmente, adorei. Comida com muita especiarias, frutas, pouca carne, tudo de bom. Posso recomendar esse passeio sem nenhum receio, garanto que irão gostar muito, valeu Teteu!!

2 comentários:

  1. Subir num balão na Turquia.
    Ter nele várias pessoas do mundo,
    num cesto?
    Foi algo mesmo diferente.
    Exótico...!
    Lógico que sim...
    E muito emocionante.
    Lembrei-me do filme:
    - A volta ao mundo em 80 dias.
    Se não foi por completo,
    Uma pontinha dele ali foi!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, esse valeu mesmo! Uma coisa única!!! Apesar do cansaço e calor ne?! Vamos para la voar outra vez, com certeza

    ResponderExcluir