sábado, 7 de julho de 2012

Maravilhosa Creta

Voltando da Capadócia e Istanbul, descansamos um dia e partimos para Creta, lugar que sempre desejei conhecer, pela sua história. Fomos de avião, fica bem longe de Atenas. Ficamos em Chania.
Creta é a maior ilha da  Grécia. Está no sul do mar Egeu e é a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo oriental.Segundo um mito, era lá que vivia o minotauro.
Creta tem sua importância pela história. Há vestígios de ser habitada desde o Neolítico, sua forte influência vem da cultura minóica.
Alugamos um carro, fomos para o hotel. Sempre ficamos preocupados em saber se o hotel corresponde ao que foi visto na internet, para nossa surpresa era bem aquilo que anunciavam. Frida Hotel, recomendamos.



Assim, depois de bem acomodados, partimos para os passeios, tinha certeza que seria maravilhoso. Não sei o que me dizia que Creta é tudo de bom!!! Fomos conhecer uma praia mais perto do centro de Chania, pronuncia-se, Rania. A praia de Marati, lugar familiar, praia de água límpida, transparente e friaa....mesmo assim é tudo de bom.
Em todas as praias de Creta você pode pagar para ter um guarda-sol, com cadeiras confortáveis e atendimento de bar, apesar deles não terem o hábito de beber bebidas alcoólicas, servem o famoso café gelado, que passei a gostar.
A noite é comum fazer o passeio no Farol, lugar de lojas e restaurantes. Vale a pena.
Bom, nos dias seguintes procuramos ir em lugares diferentes. Fomos conhecer a famosa praia de Elafonisi, além de ter a água mais cristalina que já vi, a areia é rosa, tem vários cartazes onde pedem para as pessoas não levarem dessa areia, mesmo assim, vi pessoas com saquinhos de areia. É de não acreditar da transparência da água.



A praia seguinte, foi Palm Beach. Posso dizer que passamos por medo, pois pensando em não enfrentar uma descida íngrime a pé, fomos por um caminho sem asfalto, sem proteção de cair em uma pirambeira, penhasco que não se vi o fim... final da história, voltamos e, enfrentamos os degraus.
Valeu a descida, lugar lindo, onde a natureza ainda está presente. Tudo muito rústico e simples.
Preparando para a subida dos 450 degraus, almoçamos. Esse é o único bar e restaurante.


A volta exigiu todo preparo físico que nunca pensei em ter, valeu!! enfim conhecemos outras praias, todas lindas e naturais. Praias limpas, sem ambulantes, todas com chuveirão, seguras e alguns topless!!
A viagem por Creta foi agradável, estradas boas, bem sinalizadas e lindas, pela flores que enfeitam o acostamento.


Outra coisa que é muito bom em Creta é a comida, desde o iogurte, que é um manjar dos deuses, imagine acompanhado com mel de Creta, damasco, nozes, amendoas e outras maravilhas gastronômicas!!! Vai umas fotos de pratos que degustamos, só para ficarem com vontade... rsrsrs






Bom, amigos, só posso dizer que se um dia pensarem em conhecer um lugar tranquilo, lindo, comida boa, gente hospitaleira e praias maravilhosas, pensem em Creta!!

 



Um comentário:

  1. Jane querida, fiquei feliz de ver as fotos e de saber que aproveitou bastante sua viagem ao lado da família!!!Tudo de bom!!!Adorei os relatos!!!Bjs

    ResponderExcluir