terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalho

Hoje Dia do Trabalho, único feriado mundial. Significa que os trabalhadores do mundo merecem ter um dia para festejar. Será que é uma verdade essa comemoração? Será que os trabalhadores do mundo são respeitados? O que esses trabalhadores podem mudar?
Começo pelo nosso país. Temos um salário baixíssimo, condições, em sua grande maioria, precárias, exploração desses trabalhadores em todos os sentidos.
A modernidade, trouxe a indústria, que junto precisou de trabalhadores, esses tirados da zona rural sem qualquer preparo para a nova atividade. Vieram sem estrutura de moradia, sem condições mínimas de saneamento, de transporte, de educação, de saúde, enfim, foram tirados de seu habitat, sem nenhuma estrutura ou mesmo sem qualquer acompanhamento de adaptação. As consequências foram desastrosas.
Quando vou para o trabalho, observo essas pessoas, tristes, cabisbaixos, socados nos ônibus, muitos saem de casa de madrugada, atravessam a cidade, para chegar ao trabalho na hora.
Temos nossos trabalhadores, sem tempo de pensar, sem tempo de trocar experiências, trocar opiniões, de ler algo que não seja sobre o trabalho, sobre o time de futebol, sobre o preço da passagem, sobre o aumento da taxa de energia, da taxa de água, os remédios mais caros, os alimentos dia a dia mais caros, os filhos sem escola integral, à mercê das más influências...essas livres com todas as possibilidades de sucesso em suas investidas.
Se fosse falar das condições dos nossos trabalhadores, ficaria muito extenso meu texto. O que quero destacar, são os desfalques que temos semanalmente aos nossos olhos. Esses, pelos nossos representantes, que na maioria, foram junto a esses trabalhadores buscar sua ajuda para estar onde estão.
Esses representantes, esquecem, ou mesmo, querem ser esquecidos num período. Assim, livres, legislam em seu favor, trazendo mais benesses, mais recursos para seu patrimônio. São livres de qualquer imposto, ora, pagar imposto, só cabe aos trabalhadores!! esses sim devem ter na sua folha de pagamento sua parte retida para financiar os recursos desses "representantes", que sem qualquer timidez aprovam mais e mais maneiras de impor aos trabalhadores outros tipos de "contribuições".
Infelizmente, estamos envolvidos num sistema de domínio que somos absorvidos em cumprir nossas "contribuições" que não temos tempo de buscar novas maneiras de mudar essa realidade. Realidade que só faz nos envergonhar das leis, feitas por esses "representantes" sem qualquer sentido de nacionalidade, sem qualquer consciência de patriota. Gostaria de poder esperar por boas mudanças...

Um comentário:

  1. Jane querida, vivemos num Estado Democrático de Direito, aonde cada cidadão, instituídos pela Constituição tem obrigações e direitos. Penso que hoje, a situação dos trabalhadores é bem melhor que no passado. Mesmo assim ainda existe muita injustiça social, onde nos sentimos impotentes para tentar modificá-las e temos que assistir nossos semelhantes sobrepujados. O que temos que tentar fazer é conscientizar cada um que tivermos acesso, de que eles tem direitos que devem ser preservados e devem "brigar" por eles.
    A mídia ajuda muito nesse segmento, vejo por exemplo casos de regime de escravidão sendo denunciado e os responsáveis sendo punidos. Eu penso que a mudança que poderemos esperar é de não calar diante uma indignação, procurando escolher melhor nossos governantes e cobrar deles a responsabilidade de fazer o melhor em prol do cidadão...Concordo com você ainda há muito à fazer...É preciso fazer valer nosso direito de cidadania...estar atento e cobrar...só assim seremos respeitados de fato!!!bjs, querida cidadã e trabalhadora!!!

    ResponderExcluir