terça-feira, 31 de março de 2009

"Justo quando a lagarta achava que o mundo tinha acabado, ela virou uma borboleta"


Fazer aniversário sempre foi muito esperado, não sei se é porque vencemos mais um ano, ou foi o tempo nesse espaço, que pensamos ser muito especial!
Nosso orgulho em superar ou vencer, até com certo alívio, nos faz sentirmos vencedores, mais um tempo que passou, seja bom ou ruim, mas passamos!
Sem deixar de contar o tempo, na nossa cultura, em anos de 12 meses com 365 dias, esse tempo é importante para todos se avaliarem, repensar, corrigir, como digo em brincadeira, balançar o pêlo e tirar a poeira que nos incomoda ou mesmo por mais alguma coisa completando uma lacuna na vida.
Viver é saber ver os lados dos acontecimentos que nos rodeiam e em quais podemos interferir, na expectativa de melhorar, pois não tem sentido você estar usufruindo das belezas, da saúde, dos melhores aromas das flores, apreciando o voo dos pássaros com sua cores, a beleza de uma criança, a alegria de poder usufruir a vida ...gente que coisa gostosa... é essa vida!
Voltando um pouquinho, só um pouquinho, viu! vale lembrar que essa data era muito esperada. Ora, neste dia sonhávamos com os presentes, com os docinhos, com algum privilégio em casa, os colegas na escola dando abraço, mas o que mais esperava eram os presentes...para ser sincera, lembro de pouca festa de aniversário, pois quando morava na fazendo nem sabia que dia era...só havia festa em dia de Santo, como os santos juninos. Lembro de uma festa, mas morava com minha avó Maria, a Dona Maria Galdioli, em Bela Vista do Paraíso, fui morar com ela para estudar, fazer o primário e, tenho uma prima que faz aniversário um dia antes, assim minha tia fez a festa junto. Lembro pouco de presentes, mas da alegria de poder festejar meu aniversário não esqueço, foi grande.
Por isso, sempre que tenho chance faço uma reuniãozinha, para festejar esse tempo vencido, saí vitoriosa mais um ano, comemoro, mesmo!
Quando tive meus filhotes, busquei fazer festa nos aniversários deles, claro que tudo dentro das possibilidades. Fotos, fotos e mais fotos, acreditem ou não, nessa época não havia máquina digital, então, revelavam-se as fotos e, eu ainda guardo os negativos de todas as festas, passeios deles...
Agora que estou consciente e, bem consciente do valor dos dias vividos, estou festejando bem festejado minha vitória, sem me importar se tenho idade para isso ou para aquilo, sem a preocupação de ganhar presentes materiais.
Este ano mais do que tudo, comemorei as mudanças em minha vida, como diz Cecília Meireles: " aprendi com as primaveras a me deixar cortar para voltar sempre inteira ", é isso... de uns anos prá cá minha vida foi mudada radicalmente, felizmente. Não pensem que foi fácil, passei por momentos que não desejo a ninguém, consegui sair da casca que vestia e hoje visto a roupa que eu mesma escolho.
Nessa mudança de vida, inclui-se cidade, trabalho, estado civil, amigos e vizinhos novos, cachorro novo, casa nova e estou curtindo de montão tudo isso, continuem a pensar que não foi um mar de rosas, tive meus imprevistos, meus sustos, minhas inseguranças, ora, nunca tinha enfrentado uma situação dessa sozinha, pois tinha sempre alguém para ir na frente, agora não, eu tive que correr na frente, dar a palavra na finalização de negociação...ai meu Deus!!!! será que estou sabendo o que estou fazendo? Alguém se ofereceu para me orientar? Ah!! nem uma sombra de tantas pessoas que poderiam...ainda bem, pois agora posso festejar meus próximos aniversários com segurança da minha avó Dona Maria Galdioli, pois ela também não teve nenhum tipo de apoio ou ajuda para chegar onde chegou!! sou dona da minha vida e das festas dos meus aniversários!!!
Não vou dispensar esses momentos de encontrar as pessoas que mais amo, quero festejar muito e muito esse tempo que estou vencendo...e podem esperar que virão outros.
Este em especial, foi o marco de um novo tempo, uma nova Jane, desejando que a cada ano seja festejado com mais pessoas, pois nosso coração não tem medida para dosar o amor.

3 comentários:

  1. Lindo!! Adorei! Que voce possa comemorar muitos aniversarios! Beijao

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Virgílio, ela vai ter q nos aguentar por mtss aniversários ainda... te amo mãe
    lindo texto

    ResponderExcluir
  3. Tia Jane,
    Parabéns, adorei o texto e adoro esta nova Jane, linda, inteliente e de bem com a vida !!!
    Beijos

    ResponderExcluir