sexta-feira, 13 de março de 2009


Quem sou eu???

Para começar um Blog, precisa-se de uma apresentação, pois todos nós queremos saber com estamos compartilhando saberes, sentimentos, conhecimento, angústias, alegrias, segredos, amarguras, saudades e todo tipo de tema que podem estar rolando por aí...
Vou iniciar tentando me descrever, logo ponha uma foto, que pode ajudar ou, mesmo atrapalhar...rrsrsrs
É muito difícil falar de si mesmo, voces não concordam? ...nem sempre sabemos o que falar, pois em momentos, nem sabemos quem somos, o que somos?
Considero-me uma pessoa de espírito jovem, ativa, disposta e atual. Não gosto de me sentir fora da realidade, quero estar sempre atualizada.
Sou Professora graduada em História, mas desde 1998 estou atuando com Tecnologia na Educação, primeiro com o Computador como recurso de Aprendizagem, ah! se voces tivessem paciência em ver ou ler todos os cursos que já fiz para tornar essa tecnologia um recurso e produção de conhecimento...
Depois de muita prática ministrando cursos para os nossos colegas de sala de aula, que não tinham tempo e dinheiro para fazer um curso de Informática Instrumental.
Nossa Equipe era especializada para prepara-los a trabalhar com o Computador/Internet de maneira pedagógica, não só instrumental.
Atuei por uns quatro anos nesses cursos, no início de 120 horas.
Voces não imaginam o ponto de desconhecimento que chegavam nossos colegas, uns tinha medo de chegar perto da máquina, outro medo de quebrar, mesmo assim com nossa didática e amor ao trabalho as coisas caminhavam.
Bom, ao final do curso, de 4 horas diárias, nossa recompensa era ver a alegria daqueles colegas que antes sentiam-se excluídos desse mundo tecnológico, em poder enviar e mail, scannear fotos, montar apresentação em Power Point, fazer planilhas, escreverem poemas no Word, em certos momentos, quando rendia bem as aulas, ensinávamos até a fazer animações em Power Point!!
O prazer era ve-los sentindo-se integrantes do mundo atual, chegando ao ponto de confidenciarem que até as relações familiares tinham melhorado, pois já entendiam muita coisa que os filhos ou marido falavam....melhoras no diálogo familiar.
Nesses cursos, junto com essa parte do conhecimento e potencial da máquina, fazíamos umas paradas para reflexões, com leitura de textos educacionais, atividade lúdicas, trocas de experiências e preparação de um Projeto que deveria ser apresentado como avaliação do Curso. Posso dizer, que em todos os cursos, esses nossos colegas nos surpreenderam com a rapidez, com o conhecimento e com a nítida e clara melhora na auto-estima de todos. As Amizades que ali nasciam tenho certeza que perduram até hoje!

2 comentários:

  1. “Bem-aventurados os que estão fartos porque eles terão fome de novo! Pois poderá haver desgraça maior que deixar de ter fome? Estar farto, não ter mais fome é o tédio, o enfado, a impotência. Quem não tem fome está condenado a não ter alegria.” Rubem Alves
    Este sim é o melhor caminho para quem tem fome de conhecimento... e pq não, tbém de vida!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Jane, esse é o seu percurso profissional, mas não é quem é você. Acho que os outros textos acima te descrevem muito melhor na sua sensibilidade, afetividade, e amizade que vc cultiva por esse mundo afora. Um grande beijo!

    ResponderExcluir