sábado, 9 de março de 2013

Amiga de Infância

Ficar sozinha, lúcida, com planos, saudável, parece que os pensamentos voam, sem limites de tempo, espaço, as ideias vão e voltam... hoje estou assim. Feliz com o encontro programado e, esperado com ansiedade. Vou me encontrar com uma pessoa que me traz boas lembranças da infância, vivemos bons momentos juntas.
Frequentamos a mesma escola, passamos pela mesmas experiências. Naquele tempo as coisas eram bem mais puras e simples, nossos sonhos eram esperar para ser adultas, estudar, ter uma profissão. Sem saber, já queríamos ser o que conseguimos ser, somos Lindas, Independentes, Sábias, Decididas, Resolvidas, Vencedoras e Seguras...somos muito mais do que sonhávamos!
Muito alegre aguardo esse encontro depois de muito tempo, chego a imaginar que ficamos longe por uns 40 anos, sem saber notícias nenhuma. Com a tecnologia da comunicação, nos encontramos e finalmente, passaremos dos encontros virtuais para o presencial.
Lembro-me que nossas famílias lutavam com dificuldade para cumprir com as obrigações de responsabilidade na criação dos filhos, na construção de um patrimônio pessoal, numa cidade de poucas oportunidades. Nossas vidas se restringiam somente aos afazeres rotineiros, ir para a escola, que também era bem simples, escola pública, sem regalias, com regulamento rígido, muita ordem e organização. Escola que verdadeiramente cumpriu sua função, passou, dentro das possibilidades, o conhecimento sistematizado da melhor maneira possível.
Lembro-me das aulas de Português, com aulas de gramática, de redação, de leitura onde lia-se de pé ao lado da carteira, a professora ensinava até a respirar durante a leitura, para manter o tom de voz e a postura ereta para uma melhor dicção. Nossos livros tinham textos com cunho moral e formação de caráter. Aulas de matemática com exercícios e mais exercícios, adorava quando esses exercícios enchiam a página do caderno.
Paralelamente, tinha aulas de piano com a Professora Dona Geny, pessoa de delicadeza extrema, doce, pessoa que destoava daquela realidade. Aulas de piano que até hoje me pego sonhando tocando, vejo as partituras, que hoje não sei nem ler as notas musicais, estudava porque queria ser uma grande pianista, mas vejam, fazia as aulas sem ter piano em casa... como poderia ser uma pianista? mesmo assim nunca desisti.
Nossas idas e voltas da escola eram sempre em grupos, conversando, andando, passando pelas casas de pessoas que eram conhecidos e amigos. Assim, fomos crescendo, crescemos, tomando novos rumos, buscando novas oportunidades na esperança de voar por novos ares. Enfim, voamos, revoamos e, hoje nos encontramos, somos o resultado desses acontecimentos e muitos outros que foram surgindo, com dores e alegrias, acabamos sendo polidas para encarar a vida com mais sabedoria e como as meninas de sempre, encarar a vida com alegria e muita esperança. Obrigada Amiga Jacira!!! Nosso domingo vai ser especial!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário