domingo, 19 de agosto de 2012

Dondocas e lutadoras

Lendo uma crônica da Danuza Leão, concordei em tudo que ela dizia. Adoro as crônicas da Danuza, sinto-me sempre presente nas situações que ela descreve. Nessa que li, dizia que nós, as mulheres, estamos sobrecarregadas. Temos responsabilidades em todas as áreas da vida, além disso, somos cobradas em executá-las da melhor maneira.
Depois lendo uma reportagem de uma pesquisadora inglesa, onde diz que as mulheres ainda querem os homens ricos. Unindo as duas idéias, concordo em tudo.
Quando vejo as mulheres que escolheram em ser dondocas e estão gastando seus dias em academia, em massagem, em esteticistas, em cabelereiros, em chás da tarde, viagens e lojas de grifes vejo que levam a vida da melhor forma. São mulheres sempre lindas, em forma, os filhos as amam, os maridos adoram sentir que tem uma mulher sempre de unhas feitas, cabelos em dia com o corte e a tintura, com a pele de seda, enquanto, como diz Danuza, as que trabalham e correm atrás de cumprir os diversos papéis, estão com a pele ressecada, cansadas e os filhos reclamando da atenção. Com esse desfecho, penso que as dondocas estão bem melhores que as lutadoras, mas ao mesmo tempo, vejo que são prisioneiras de uma situação, enquanto as lutadoras são livres em suas escolhas e independentes na vida. Vejo-me junto com as sozinhas e lutadoras pela sua vida livre e segura da sua independência, conscientes das responsabilidades, sentindo os vendavais e as brisas da vida com mais intensidade e muitas lembranças para contar aos netos. Lembranças de luta com vitória!

Um comentário:

  1. Olá, Jane...!Para ilustrar seu texto, você citou duas mulheres:- Danuza Leão e uma pesquisadora inglesa cujo nome não divulgou. Na realidade nem precisava. Vamos ao fato.O que você quis dizer foi comparar duas maneiras de ser das mulheres. De se portarem...!Danuza com toda manipulação nas palavras diz: Homem é pra fazer a gente feliz...! Já a pesquisadora inglesa chegou na conclusão que elas querem mesmo é um homem rico.Agora para aumentar a polêmica, vou citar Leila Diniz. Um pessoa extrema em tudo. Tanto no dizer, como no comportamento.Em uma de suas frases loucas, dizia: - Transo de manhã, de tarde e de noite...! E para complementar aqui vai seu comportamento. Em plena ditadura militar posou de biquíni grávida numa praia no Rio de janeiro mostrando todo aquele barrigão de fora. Agora eu pergunto: - Quem é quem? Acho eu o que vale mesmo é uma química daquelas...!Abração minha amiga.

    ResponderExcluir