quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pedacinhos de panos - Amor

Colcha da Taty e Mateus
Fui criada numa época onde as meninas tinham suas funções bem definidas. Sem perceber e, ocupando esse espaço, cresci fazendo e aprendendo a desempenhar essas funções da melhor maneira possível. Desde que me lembro, quando menina sempre me interessei por aquilo que era feminino. Hoje, vejo o quanto as brincadeiras masculinas, não me interessavam, fui entender e saber alguma coisa de futebol, depois de bem crescida, vendo televisão.
Em casa, eu e minha irmã, tínhamos tarefas definidas dentro de casa. Não interessava se minha mãe tinha ajudante em casa, das nossas tarefas não escapávamos.
Quanto a aprender os trabalhos manuais, sempre tive curiosidade e gosto de aprender. Posso dizer que sei cozinhar muito bem, cuidar da casa em todas suas áreas, fazer crochê, tricô, bordar a mão, trabalhos de colagem, pinturas e moldelagem, macramê, costurar e cuidar das plantas, além disso tudo, sempre admirei o patchwork, mas nunca tive a chance de aprender.
Agora, encontrei tempo e finalmente comecei a fazer o patch. Posso dizer que não sei nada, ainda. Mas peguei o gosto, fico contando as horas para entrar na minha sala de costura (chique, hein!!). Lugar esse que é meu refúgio, onde não vejo o tempo passar, onde entro sem saber o que vou criar, só sei que esqueço das preocupações, do tempo, fico envolvida com os "paninhos".
Nesse tempo, ligo o rádio, ouço músicas que me embalam, me remetem, por muitas vezes ao passado, com boas lembranças.  Durante essas horas, que não vejo passar, vou criando peças com os "paninhos", peças que muitas delas acabo vendendo, outras são presenteadas, outras são produzidas diretamente para quem eu desejo deixar uma lembrança. Só sei que tenho deixado muitas lembranças, que vão desde mantas para meus sobrinhos-netos, toalhas para as sobrinhas, bolsas, necessaires, almofadas, trilhos de mesas, cortinas, etc. 
Esses trabalhos, tem me dado muito prazer, sinto-me útil, produtiva e criativa. São essas criações que tomam o tempo de solidão, de isolamento e de reflexão. Momentos que penso na vida, sobre a vida e suas surpresas... 
Quando estou sozinha, subo logo que me vejo livre dos afazeres domésticos, sou surpreendida em determinado tempo pela Lola e Duna, as companheiras caninas, que acordam, sabem que estou por ali e vão pedir para sair, ou para eu descer. Vejo que já se passou um bom tempo, que elas têm razão em querer sair. Assim, saimos. Vamos tomar um sol, respirar o ar de renovo, buscar arejar! Elas fazem suas necessidades, bebem água, comem, brincam e ficam lá embaixo. Se vejo que ainda posso continuar meu trabalho, volto e retomo.
Sei de uma coisa, não gosto de receber encomenda definida, dizendo como querem que seja a peça, pois nunca sei o que e, como farei a peça quando entro na sala de costura, nem o que vou fazer, só sei que vou fazer uma peça...vou postar algumas para vocês avaliarem. 
Quero dizer que produzir fazendo ou unindo pedacinhos de panos, é uma maravilha, sinto-me feliz em criar arte com cores, textura e geometria. Tudo isso finaliza com amor!  


Toalha da churrasqueira

Um comentário:

  1. Ursa
    Tudo o que você fala: cozinha muito bem (aquela maminha na panela....hummm), o patchwork lindo, o amor e dedicação que você envolve os teus trabalhos... Parabéns e um grande beijo. Virgílio

    ResponderExcluir