quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Brasil, país de eventos!!

Desde que me lembro, vivemos de acontecimentos que todo país se envolve. Somos um povo muito hospitaleiro e festivo.
Com o passar dos anos, fui relacionando esses acontecimentos com fatos que sempre ocorreram nos grandes impérios da humanidade. No Egito, havia a construção das pirâmides como meta teocêntrica para agradar aos deuses. Na Grécia, as competições esportivas entre as cidades-estados, envolviam todos os cidadãos. Roma, com seu Império gigantesco, havia guerras de conquista, dominação e a garantia desse império eram os eventos calculados belicamente para manter essa dominação. Os eventos eram tão bem programados e preparados que os dominados não percebiam que eram manipulados, explorados e muitas vezes atores desses eventos de forma cruel. Esses acontecimentos do passado são citados até hoje como fatos absurdos e de baixo valor moral e ético. 
Voltando ao presente, esses acontecimentos que relatei acima, não estão longe dos nossos dias. Vejo assim, início do ano: festa pelo ano novo, férias escolares, férias forenses, férias dos legislativos (municipal, estadual e federal), férias dos funcionários públicos (na grande maioria), carnaval, bom isso já é fevereiro, passara-se quase dois meses e o país está curtindo férias, esperando o carnaval, quem será a Campeã da Avenida? Em seguida, Semana Santa, com mais uns dias de folga!! isso com o início das atividades forenses e legislativas a passos lentos... com alguns novos escândalos, com aberturas de novas CPIs, o Ministério Público fazendo-se aparecer com denúncias. O tempo passando.
Nossa, esqueci! esse ano tem Copa do Mundo, estaremos ligados e em contagem regressiva. A torcida para o Brasil ser novamente campeão é geral, o assunto em todas as rodas de conversa gira em torno do novo técnico da seleção, da convocação dos jogadores, da escolha desses "heróis", entra até as previsões dos videntes, precisamos ganhar essa Copa!! Caminhando junto vem os conchavos para a escolha dos candidatos a vários cargos legislativos que também serão escolhidos esse ano, mas como pensar nisso se temos a Copa para vencer? como pensar ou conversar sobre candidatos se tememos que nosso técnico não escolheu um jogador muito famoso? como ler sobre eleição e seus personagens se temos mais um escândalo estourando em Brasília? ora esse escândalo é continuação do anterior... mas a mídia não tem espaço para expor esses fatos, precisa divulgar a Copa do Mundo, a corrida de Fórmula I, a estrela da Televisão que separou de seu marido, os escândalos do presidente de um país longe... sim, nossa verdadeira situação não importa, não temos tempo para mostrar o que convem aos nossos brasileiros fora de sua própria realidade nacional.
Andando pela cidade, isso após a Copa do Mundo, verifico que nosso legislativo está trabalhando, sim, "trabalhando" em causa própria, como sempre. Estão todos com a mão na massa. Massa humana, massa popular, massa que rende votos, estão todos envolvidos em eventos que possam distrair essa massa. Será que já não distrairam bastante? além desse tempo de envolvimento em Copa do Mundo, Fórmula I, o tempo que tomam dos campeonatos regionais, estaduais e nacionais já não são suficientes? carnaval? festas religiosas? agora mais esse tempo de propaganda eleitoral! Vejo carros totalmente descaracterizados, por adesivos e alto falantes divulgando as "benesses" dos bons homens que querem seu voto "para cumprir a tarefa de legislar", "para defender os interesses das classes menos privilegiadas" e, assim vai... gostaria de ter por um dia, o poder de pegar esses "bons homens" que estão "legislando" em favor das classes menos privilegiadas, para torná-los personagem dessas classes tão defendidas. 
Vejo as propagndas, de muitos que acompanho sua trajetória, analiso essas pessoas. Nem em sonho teriam meu voto, mas mesmo assim chego a ter admiração, sabem por que?  pela coragem de continuarem a se expor, mesmo sabendo que não são dignas nem de seu próprio voto! Chego à conclusão que o pessoal do judiciário tem férias o ano inteiro, pois nunca soube de nenhum caso onde nossos representantes foram condenados, voltassem a viver somente com seus salários, que devolvessem aquilo que adquiriram indevidamente. Assim, sugiro que queimem nossos Códigos de Leis, que sei são um dos maiores do mundo. Sinto que agora começou o verdadeiro "Pão e circo", preparem-se!! vem mais espetáculos por aí!!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário