sábado, 16 de janeiro de 2010

O canto da gente!!


Somos como todos os outros animais, queremos ter uma pousada firme, um galho para pernoitar, uma beira de rio manso para descansar, um ninho de folhas fofas, enfim, um lugar para ancorar nossos planos, sonhos, desejos e realizações.
Queremos ter esse lugar de apoio, de recolhimento, principalmente, depois de um dia de luta pela sobrevivência, um lugar para recuperar as forças e renovar o ânimo para seguir em frente... Por isso, ter um canto para morar sempre foi importante.
Quando se é jovem não se tem muita visão dessa importância, com o passar do tempo, esse canto vai ficando ponto de referência, vai criando um vínculo forte na vida. Sem perceber vamos fabricando nossos artefatos pessoais, cada um vai personalizando seu espaço, de acordo com suas características e sonhos.
Analisando meu canto, a minha casa, me vejo como uma pessoa com sonhos limitados, consciente da realidade. Tenho tudo que sempre desejei ter, algumas coisas vejo que adquiri em momentos de deslumbre, mas já passou!! agora sou mais realista.
Tem outra coisa, sou professora de História, carrego muito isso comigo, assim, sempre digo e cheguei à conclusão, que nunca terminamos de arrumar nosso canto, pois "esse canto" está em constante construção, somos seres em construção e modificação.
A casa representa muito a pessoa que ali mora, tenho coleção de caixinhas, cada caixa tem sua história, não gosto de sair comprando, sem significado, pois em cada uma quero ver um tempo, uma pessoa, um lugar que foi especial. Sou de cuidar de peças que me trazem boas lembranças, nem que seja um bibelô daqueles antigos. Cada peça da minha casa tem seu significado, sua história.
Por isso, falo que o "canto da gente" é uma construção histórica, leva uma vida para ser feito!
Por isso, acho que nunca termino de arrumar meu canto, só vou parar quando morrer!!

Um comentário:

  1. Oi Jane. Vc realmente tem talendo para escrever!
    Tem poesia e mais que isso: tem verdades. Verdades que fazer parte da nossa vida.

    ResponderExcluir