domingo, 2 de setembro de 2012

Facetas ou caretas?

Quando vamos realmente conhecer as pessoas? O ser humano tem muitas facetas, mesmo sabendo que somos os únicos na natureza que surpreende em suas reações, que eu vivesse mais 100 anos, não iria conhecer todas as facetas do ser humano.
Por isso, dizem que somente as crianças são autênticas, essas jamais são falsas ou fingem ser o que não são. Com o tempo essas crianças vão aprendendo a ser o que os adultos são, ora, representam um papel para agradar outros que o circundam, mesmo aquilo não sendo de sua natureza.
Tenho um bom tempo de vida, sempre ouvi dizer que as pessoas quando atingem uma certa idade sabem distinguir facilmente essas facetas. Posso dizer que se depender disso, sou uma criança. Nunca sei se estou sendo enganada, se aquela pessoa é realmente o que me aparenta ser. 
Tive várias decepções nesse sentido, mesmo assim, ainda não sei como fazer para sair dessas armações. Falando de mim, posso dizer que sou muito transparente, sincera, honesta e franca. Por ser assim, julgo que todos o são.
Estou chegando à conclusão que para não sofrer por essas decepções ou para viver como a grande maioria, devo ser desconfiada, falsa, nunca demonstrar meus verdadeiros sentimentos ou deixar de me envolver, com o propósito de não passar por mais desencanto com o ser humano.
As pessoas são ardilosas, como diz um amigo meu "todo discurso tem sua intencionalidade", tenho que ter essa frase dentro de mim, sempre na frente de qualquer situação.
O homem passa por várias fases na vida, em cada uma ele representa um papel, é uma certeza que a cada dia se confirma. Posso dizer, pelas surpresas que tenho passado, sou privilegiada, pois tive a oportunidade de conhecer mais uma dessas artimanhas do homem. Pena que essas revelações não trazem algo que venha enobrecer o ser humano. Sinto dizer que somente faz outras sofrerem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário