domingo, 16 de setembro de 2012

Viva a Vida

O que podemos fazer para mudar os acontecimentos na vida é relativo, pois temos a liberdade de decidir muitas situações que surgem sem aviso. Nossa força de decisão é em muitos momentos pressionada a analisar dois lados, o racional e o sentimental. Tenho percebido, agora, depois de algumas decisões mal tomadas, que o racional é que deve ser prevalecido.
Sei que muitos vão me achar fria, mesmo assim tentarei ser cada dia mais racional e fria nas minhas decisões. Para poupar que venham consequências nas quais terei que usar a razão em doses bem maiores.
Analisando o tempo, a natureza e o convívio entre pessoas, valorizo cada vez mais o uso da razão quando somos surpreendidos.
Olhando para trás, vejo-me caminhando sem pensar, sem calcular, sem planejar, vejo-me somente caminhando... vejo pessoas entrando e saindo da minha vida, até vejo-me como uma pessoa fria, onde somente o caminhar para ou pela vida fosse uma tarefa a cumprir.
Fui cumprindo as fases sempre da melhor maneira, sem deixar qualquer mácula que posteriormente pudesse trazer ressentimento, tristeza ou arrependimento.
Quando era criança ouvia as pessoas mais velhas dizendo que gostariam de voltar o tempo e, não entendia a razão. Hoje entendo perfeitamente. Também gostaria de poder voltar esse tempo.
Sei da impossibilidade dessa volta, assim, pretendo encarar a vida com mais razão, com os olhos no futuro e sem esquecer que a cada dia nosso tempo fica mais curto.
A idade, as experiências e o conhecimento trazem a tão falada sabedoria, que agora sei bem como usá-la. Só desejo que essa tão valiosa sabedoria me auxilie nas decisões futuras, para poder não somente passar ou caminhar pela vida e, sim usufruir dessas decisões com sentimento de viver plenamente essa vida.
Vida que desejo a todos, vida de alegria, vida intensa, vida densa, vida de energia, vida de coração pulsando forte, vida de perfume dos jasmins, do canto das sabiás, das crianças gritando, do ouvir musica, do aroma do tempero da comida, da chuva caindo, do degustar vinho com pessoas queridas, vida de usufruir das pessoas que amamos, enfim , desejo a vida em seu completo sentido, Vida Viva!  

Um comentário:

  1. Texto muito sábio. Vida Viva! Estou apaixonada por mim, tenho tentado viver intensamente cada momento. Curtindo meus filhos, neto, familiares enfim, amigos. Apaixone-se por vc mesma Jane. Tenho certeza de que vc não irá se decepcionar.
    bjs

    ResponderExcluir