segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Jasmim manga

Sempre pensei em ter uma árvore na janela do meu quarto. Essa árvore tem que ter perfume, e mais ainda, tem que ser Jasmim Manga branca.
Por que Jasmim Manga branca? porque recordo da minha infância.
Quando tive que ir para a escola, quem acompanha meus textos sabe muito bem que morava numa fazenda sem escola perto. Lembro-me muito bem, parece um filme, eu sentada na escada da porta da cozinha, ainda pequena, segurando o lápis com certa dificuldade, sem qualquer experiência, fazendo bolinhas, riscos, minhoquinhas, acreditem, quem passava esse tipo de tarefa, era meu pai!! Foi um tempo de cuidado com o caderno, o lápis e a borracha, coisas que deveriam ser bem guardadas. Assim, meu pai fez toda essa preparação, que hoje é tão importante e debatida na pedagogia, a pré-escola. Ele não sabia nada de pedagogia, foi um ótimo professor. O tempo passando, a escola não chegando. A saída foi ir estudar, imagine vocês, fora. Fomos, eu e meu irmão para a casa de uma tia, irmã de meu pai, que tinha mais seis filhos, em Assis, interior de São Paulo. Lembro-me muito bem do colégio que fui estudar.
Casa estranha, eu pequena, escola grande, colégio de freiras, rigorosas, tenho marcado o dia que fui repreendida porque a sombrinha não era da cor do uniforme!! lembro-me do caderno de caligrafia, onde deveria antes de escrever na folha, fazer uma moldura de florzinhas...
A casa da minha tia, era tranquila, adorava o chá mate com pão e manteiga, nunca mais senti aquele sabor, sinto saudade desse chá. Foi nesse tempo que ganhei meu primeiro urso, era de veludo com um macacão vermelho, lindo! tenho até hoje essa roupinha, o urso já foi!
Bom, o Jasmim manga, me remete a esse tempo. Tempo longe de casa, que foi disfaçado pelo chá mate, pelo urso de veludo e pelo aroma do Jasmim Manga.

3 comentários:

  1. É só forçarmos a memória e um tempo que parecia esquecido,volta à tona.
    Uma atitude despercebida por você outrora,
    como àquela do seu pai, que foi seu primeiro professor e lhe deu tarefas escolares sem pedagogia nenhuma.
    Mas hoje você adulta, vivida com mais idade do que ele na época, em sua reflexão conseguiu enxergar aqueles ensinamentos.
    Um sopro que fez você reviver com palavras meigas, um tempo que não volta mais.
    Muitos caminhos se abriram, com certeza!
    Considere-se uma escritora que já está dando o que falar, com aroma do Jasmim Manga.

    ResponderExcluir
  2. Oi Walter, vc como sempre me incentivando, olha q acabo acreditando!!
    O jasmim manga tem um aroma que sempre me levará para esse tempo.
    Obrigada pelas suas palavras, vc é um poeta.

    ResponderExcluir
  3. Ai, que aperto no peito que me deu.

    ResponderExcluir