sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Homens de valor

Dias atrás recebi um email de um amigo que está fazendo um trabalho muito bonito, ele está resgatando um tempo que deveria ser registrado como história. O trabalho dele é através da Internet, onde criou espaços para encontrar pessoas que participaram de um tempo que ficou para trás. Tempo que vivemos numa cidade, hoje, pequena, imagine há 40 anos atrás!! Pelo Orkut e pelo Facebook, encontrou pessoas espalhadas pelo mundo, pessoas que também tem boas recordações.
Bom, vamos ao que me propus. Neste email enviado veio um arquivo de foto da placa de inauguração do espaço de lazer do nosso clube, o Loanda Tenis Clube, chique... hein!! O clube tinha a sede social, onde aconteciam os bailes, esses sempre muito disputados e frequentados, lembro-me perfeitamente das orquestras que animavam os bailes. No intervalo dos bailes, aconteciam as "brincadeiras dançantes", essas animadas com um "toca-disco", coca cola, cuba livre e muita conversa. Faltava a sede de lazer, onde teria a tão esperada piscina, pois nossa cidade era de muito calor!!
Decidiu-se construir a piscina. foi todo um trabalho de amigos, num objetivo comum. Os associados contribuiam nas mensalidades, cumprindo o calendário da obra, nossa piscina ficou pronta!
O que me deixou alegre foi que esse amigo, o Walter Pinatti Junior, enviou-me um foto dessa placa, não lembrava mais das pessoas que tinham tomado essa iniciativa, para minha surpresa e alegria vi o nome de meu pai como participante dessa obra que tanta gente desejava, pois era um atrativo a mais numa cidade que tinha somente um cinema e as "brincadeiras dançantes" como lazer para os jovens.
Deixo registrado meu carinho por todas essas pessoas que junto com meu pai deram tanta alegria e uma opção a mais para nós que nessa época, uma piscina, era tudo de bom para nossos finais de semana!!
Todos eles são homens de muito valor, a grande maioria estão esquecidos da história da cidade, penso que hoje, uma piscina de clube não é mais tão importante como ponto de encontro e diversão para os jovens. Sei que essas pessoas que tomaram a frente e concluiram a piscina, serão sempre lembrados, por mim, posso dizer, pelo Walter também, como pessoas valorosas, pessoas que deveriam ser destacadas na história de Loanda, pois foram fundadores da cidade que tantas pessoas hoje se orgulham. 

3 comentários:

  1. Jane, quando enviei a você o e-mail com o anexo da foto da placa inaugural em homenagem a equipe de homens que se propuseram numa época difícil, construir a sede campestre do L.T.C; tinha certeza absoluta que escreveria um belo texto.
    Surpresa maior eu tive, quando você chegou ao impossível...!
    Chegou a ler até meu pensamento ao citar:
    " Todos eles são homens de muito valor, a grande maioria estão esquecidos na história da cidade..."
    Depois complementou:
    " Serão sempre lembrados, por mim e pelo Walter também, como pessoas valorosas. "
    Frases dignas da escritora de talento que é.
    Quero deixar registrado aqui meus agradecimentos as palavras dedicadas a mim no inicio deste texto.

    ResponderExcluir
  2. Jane...Oportuno e preciso o texto redigido por você inspirada na placa inaugural, para nós muito significativa.
    Você foi fundo...!
    Com certeza, muitas lembranças afloraram!
    É muito importante que as novas gerações conheçam a história da cidade , os mais velhos relembrem e tenham vivo na memória, o quanto pioneiros como seu pai e o meu contribuíram para uma Loanda melhor.

    ResponderExcluir
  3. Que bom seria...,
    se lembrassem sempre dos homens de valor.
    Que bom seria!

    Seria bom...
    Se eles não fossem embora um dia.
    Que bom seria!

    Que os homens de valor
    fossem como o pássaro Fênix,
    num movimento cíclico,
    Ao morrerem, renascessem novamente
    E fizessem cada vez melhor o trabalho
    Pensando sempre de forma altruísta...!

    ResponderExcluir