terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pássaros e Primavera

Dia 21 de setembro, chegando a primavera... as sabiás já acordam mais cedo, se fazem aparecer!! dia 05 de setembro foi o primeiro dia que as sabiás começaram a cantar para anunciar mudança de estação. Pelo visto a época do ano que elas mais esperam e aproveitam.
Durante o ano, nas outras estações, estão por aí, mas não se fazem notar, ficam quietas, mesmo quando roubam a ração da Lola e da Duna. Agora são atrizes principais da primavera. Cantam logo cedo, são as primeiras que vêem o sol, beliscam as minhocas que saem da terra para respirar, brigam por parceiras, por lugares nas árvores, ficam agitadas na dança da reprodução. É uma agitação o dia todo.
Fico observando o corre-corre, o canto e a pressa em realizar as etapas no tempo previsto.
Agora, o paralelo dessa agitação da natureza com a natureza humana, não é muito diferente. Temos nosso tempo de primavera, também. Quando temos nossos filhos, é o tempo de construir nossos alicerces na vida, ao mesmo tempo, de criar, educar e forma-los. Esse tempo passa, só vamos perceber que os filhos já estão buscando seu caminho quando ficamos sozinhos. O mesmo acontece com os pássaros, ficam atordoados com todo trabalho para garantir a continuação da espécie. Constroem seus ninhos, chocam seus filhos, criam, quando esses chegam a certa idade são atirados do ninho para o mundo, saindo a voar sem saber o que vão encontrar. Observando essa atitude, notei uma grande diferença com os humanos.  Como pais, nosso desejo é que nossos filhos sejam preservados das intempéries da vida, que sejam sempre felizes e saudáveis.
Bom, quando a primavera termina as sabiás continuam pelo meu jardim, só que bem mais calmas e tranquilas, com a sensação de tarefa cumprida, a mesma quando vemos nossos filhos encaminhados e felizes.

2 comentários:

  1. Jane..., ao ler sobre:
    - Pássaros e primavera.Lembrei-me logo de uma música:
    - " A majestade o sabiá. "
    Em uma das frases dessa bela música, se diz:
    - Um vídeo tape dentro de mim retrata, todo meu inconsciente de maneira natural...!
    Com certeza, você conseguiu transmitir de maneira simples e objetiva, a beleza de sermos pais...!

    ResponderExcluir
  2. Olá...!
    Gostei do texto:
    - Temos nosso tempo de primavera, também.
    Ao se referir, quando temos nossos filhos.
    Muito bem colocado. Muito bom...! Bom mesmo....!
    Abraços.

    ResponderExcluir