sábado, 14 de novembro de 2009

Ser vizinho e Ter vizinhos...

O conviver é uma arte, acabei de crer; pois morando em condomínio percebe-se claramente essa dificuldade.
Mesmo sabendo que nosso vizinho é o parente mais próximo, muitas vezes, preferimos viver isolados. Morar em condomínio, seja ele, em prédio ou em residência, a convivência é um jogo de vaidades. O ser humano não pensa que essa convivência se preza pelo respeito, atenção, bom senso, que se todos pensassem e realmente, primassem pela harmonia, nunca pensariam em incomodar, implicar e mesmo querer ser "folgado" onde dividem espaços com outras pessoas que também querem usufruir da melhor maneira daquele conforto ou, mesmo, buscar proporcionar um ambiente de boa amizade.
Sempre falo para meus vizinhos, que não quero nunca ser inconveniente, devem ser sempre francos e, principalmente, não se sentirem na obrigação de nada. Nossa amizade está acima dessas obrigações, amizade verdadeira é aquela que não te força a nada.
Saber viver com pessoas de diferentes personalidades, não é fácil... eu também reconheço que não sou uma pessoa fácil. Tenho minhas convicções, minhas manias, meu jeito de ser que muitas vezes não se adapta aos outros. Reconheço que sou turrona, teimosa, sou uma onça quando brava, me esforço para saber lidar com as diferenças e procuro compreender as pessoas como elas são, não esqueçam que não sou perfeita!
Então, "conviver" não é nada fácil, mas vale a pena fazer esse exercício de vida.
Não podemos esquecer, como disse no início, que nosso parente mais próximo é nosso vizinho, pois num caso de emergência, não vamos chamar alguém que está distante, e, sim aquele que está perto... nosso vizinho!
Ser bom vizinho, é compreender o outro com olhar sem pré conceito, seria ideal se um dia pudéssemos viver num lugar sem necessidade de leis e normas, bastando apenas o bom senso e compreensão para um conviver harmonioso.
Falando por mim, posso dizer que tenho uns vizinhos maravilhosos, agradeço a Deus por eles serem como são, com suas características próprias e por serem meus vizinhos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário