quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tempo e tempos

A filosofia gasta e já gastou muito tempo na discussão sobre o Tempo, destacou os vários tempos. O tempo histórico, o tempo cronológico, o tempo ... não quero também ficar muito tempo tentando dizer os tempos que pode-se discutir. Aqui o tempo é somente o espaço temporal que estou passando nesse universo de diversidade, de contrariedade, de novidades... o meu tempo hoje é diferente do tempo que vivi quando criança.
O tempo de criança era grande, comprido, o dia era de muita coisa para fazer. Sobrava tempo para sentar na varanda conversar com minha avó, com os conhecidos e amigos que passavam pela calçada, de olhar com mais detalhes as plantas do quintal, de brincar na rua com os amigos, correr descalço, beber água na torneira, de brincar com o cachorro, ah! como o dia era grande!!
O Natal, esse dia então demorava uma infinidade, parecia que Deus fazia demorar só para ver a gente ficar sonhando com o presente.
Hoje temos um tempo curto...bem curto. Levantamos já achando que estamos atrasados, os afazeres são feitos sempre com pressa, pois já tem outro esperando. Conversar pausamente, isso ficou como tempo precioso. Imaginem, tirar um tempo para jogar conversa fora, temos que nos programar... as crianças estão escondidas, não vemos mais crianças por aí. Estão sempre ocupadas, com atividades escolares, extraescolares, nos jogos de computadores, nem sei onde andam, parece que é proibido criança brincar de correr, cantar, gritar nas brincadeiras de pega-pega, de esconde-esconde, de balança caixão, de salva, de pular corda e, assim vai...
Nos meus miolos, que vez ou outra funcionam, vejo que aquele Tempo meu de criança, era um Tempo sem a rapidez da tecnologia que hoje está no comando da nossa vida. Somente quem experimentou aquele Tempo sem tecnologia sabe como a vida era muito mais vivida. Agora, com toda sabedoria, conhecimento e informação disponível, somos pessoas correndo atrás daquele Tempo.   

Um comentário:

  1. Jane, quando éramos crianças
    não tínhamos um norte.
    A responsabilidade era Zero,
    queríamos brincar,
    nada de compromisso e o tempo...,
    ora não era nada!
    Mas pra frente como vc descreveu no texto
    tudo demorava pra chegar mesmo!
    Hoje ele passa tão rápido,
    que se bobear nem percebemos.
    Cada pessoa faz seu tempo.
    Se é bom...,ruim,
    Vai depender de cada um!

    ResponderExcluir